quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

CONVÉNIO DE COLABORAÇÃO ASSINADO POR TRAZTRAZ E PELO EXº AYUNTAMIENTO DE ALCONCHEL



CÂMARA MUNICIPAL (Ayuntamiento)


 COLABORADOR DE TRAZTRAZ ASSINANDO PROTOCOLO COM O EXº Srº  PRESIDENTE DA CÂMARA ( ALCALDE) DE ALCONCHEL


Este Protocolo, com data de 18 de Novembro, em que foi assinado entre as duas partes, foi hoje iniciado com uma reunião onde ficou decidido:

1- Reservar todas as segundas-feiras um lugar no mercado onde estarão patentes produtos portugueses, em especial o café Nabeiro's Coffee.

2º Reservar em mercados Portugueses um local onde possam estar representados os produtos de Alconchel, como o mel, os queijos...

3º Apoiar as escolas que estudam Português em especial o IES Francisco Vera onde o ensino é bilingue numa experiência única em toda a Extremadura

4º Dotar a sala de reuniões da Câmara Municipal, com uma máquina de café, cujo café passa a ser adquirido a Nabeiro & Nabeiro Ldª

5º Dotar a Biblioteca Pública com um fundo documental de Língua Portuguesa

6º Dotar a Biblioteca Pública com um expositor onde semanalmente é colocada a Imprensa Portuguesa que já começou a chegar semanalmente a Alconchel, com base neste protocolo.

7º Traduzir todos os documentos da Câmara Municipal (Ayuntamiento), que venham a ser impressos com vista à divulgação de atividades da localidade.

8º Animar a Biblioteca Pública, mensalmente no que respeita ao Centro de Documentação de Português.

9º Fazer um Curso de Língua e Cultura Portuguesa de 100 horas, para os habitantes de Alconchel, em especial jovens desempregados, comerciantes ou profissões que lidem a diário com público português, inclusivamente pessoal da própria Câmara Municipal (Ayuntamiento).

10º Divulgar no Alentejo os Grupos Culturais existentes na localidade

11º Promover a divulgação em Portugal das Rotas de Sendeirismo existentes em Alconchel

12º Encaminhar e organizar grupos a visitar a localidade (incluindo o seu castelo), assim como levar grupos a conhecer melhor o País vizinho

13ª Promover atividades de índole cultural, onde se inclui a apresentaçao de livros portugueses por escritores portugueses, durante todo o ano de vigência deste protocolo.

14º Participar ativamente na Feira do Livro de Alconchel, não só com uma exposição de livros como com a vinda de escritores portugueses e conferências, debates e tertúlias sobre literatura.

15º Criarmos todas as condições, para que as relações entre os dois países sejam cada vez mais frutuosas



Ilustre Alconchelense, que dá o seu nome ao Instituto de Secundária de Alconchel onde se está a fazer pela primeira vez um ensino bilingue.




ALCONCHEL,
 ONDE O PASSADO ESTÁ PRESENTE NO QUOTIDIANO





VISITAR ALCONCHEL 
É CONHECER O BRANCO DAS PAREDES, DAS RUAS... DAS GENTES. 


No final da reunião, um efusivo abraço entre o colaborador de TRAZTRAZ e o Sr. Presidente da Câmara de ALCONCHEL, que transformou esta reunião num passo importante para o avanço do protocolo assinado a 18 de Novembro de 2011.

Nota:
De destacar a presença e participação ativa nesta primeira reunião após  a assinatura do protocolo/convénio, das Senhoras Vereadoras da Área da Juventude e obviamente da Cultura.

IREMOS DANDO NOTÍCIAS

2 comentários:

  1. ..grão a grão...a cultura Lusa ganha dimensão fora de portas, graças ao empenho Traz-Traz.
    Boas notícias , para o início do Ano.

    ResponderEliminar
  2. fantástico... o mesmo que dizer que a UNIÃO faz a força- e não confundir com União Europeia...LUZ EM NOSSOS CAMINHOS...ASSIM SEJA

    ResponderEliminar