quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

DIAS 12 e 13 NA ESCOLA OFICIAL DE IDIOMAS DE CÁCERES, O AUTOR E O SEU NOVO LIVRO À DISPOSIÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS

Sinopse:

António Salvador regressa à sua cidade de infância vinte e cinco anos depois de a ter deixado. Na Procissão dos Passos, igual à última que viu antes de partir e onde nada mudou, desde os andores, ao percurso, vê passar personagens da sua meninice, completamente mudadas, mais velhas, gordas, cabeças brancas ou sem cabelo, netos pendurados dos dedos. Entre o que esperava encontrar e encontrou, deu origem a um regresso ao passado, num esforço de memória entre a surpresa, a saudade e o humor. Uma história onde o leitor é levado a percorrer um sinuoso mergulho no passado, com respiros de tona de água no presente, mas onde descobre que gentes, coisas e lugares, foram comuns à existência de uma geração. Trata-se de Portalegre, como poderia ser outra qualquer povoação deste Portugal, onde a aprendizagem no obscurantismo, fez de nós mestres de engenho


OPINIÕES

(...) Neste ponto, entra o coração do livro de Aragonez Marques, a maneira como transforma o narrador em personagens que passam, a tragédia deste, o disparate do outro, a alcunha de um Solda-Penicos, a eterna noiva sem noivos, o carvoeiro que protege as crianças dos ataques da polícia contra o futebol de rua, o "corpo" escondido, escanzelado, de cavalete de madeira de um Jesus Cristo roxo a caminho da morte.(...) procissão que se desmorona com o granizo e a mais bela história de cabelos molhados, emprestados pelo Homem a Deus, que já nos aconteceu ler com a boca, a cabeça e o coração.

                                                                                                   Rui Cardoso Martins



(...) se obtém uma deliciosa receita, um atraente produto. A prova está aqui, à nossa disposição. Experimentem-no que vale a pena…Mas não se deve abusar da dose (é forte!) e serve-se fria.
                                                                                                                António Martinó 

(...)Será «Retratos de Gente em Procissão» um livro datado, um livro de uma geração? É sempre. Por mais que se não queira, as Memórias são sempre datadas, localizadas e focalizadas.
Então, que se leia e se guarde esta obra, e dela se diga ser de um tempo em que o Autor foi feliz.
O Rui fez-nos voltar atrás no tempo, e também nos fez ser novamente meninos, meninos felizes.
Mário Casa Nova Martins




ARAGONEZ MARQUES,
 estará presente na 
ESCOLA OFICIAL DE IDIOMAS DE CÁCERES, 
nos próximos dias 12 e 13 de Dezembro (Quarta e Quinta feira)
 à disposição de professores e alunos
 para falar do seu novo livro
 e da cultura portuguesa na atualidade.

...uma oportunidade para conhecer o autor pessoalmente e ter contato de proximidade com Portugal...

Sem comentários:

Enviar um comentário