sexta-feira, 15 de julho de 2011

CURSOS DE LÍNGUA PORTUGUESA TENDO A IMPRENSA DO GRUPO COFINA COMO APOIO PEDAGÓGICO


Recebemos com muita satisfação, imagens e informação da ASSOCIAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA NOUDAR, sobre a utilização da imprensa portuguesa nas suas classes de Língua e Cultura portuguesa, pelo que achámos por bem divulgá-la. Neste caso e segundo a informação foi utilizada a revista VIDAS, suplemento do CORREIO DA MANHA, para abordar o léxico dos parentescos, sobre uma notícia sobre o falecimento do PAI de Simão Sabrosa, jovem português sobejamente conhecido dos cidadão deste país pela sua entrega ao desporto espanhol, primeiro como jogador do Barcelona e actualmente ao serviço do Atlético de Madrid.


A utilização do RECORD na comparação das duas Ligas de Futebol.


Também segundo a informação recebida da Associação Transfronteiriça Noudar, que mantém o ensino da Língua Portuguesa como uma das suas muitas actividades, O Jornal CORREIO DA MANHA é utilizado bastantes vezes como livro de leitura, neste caso concreto, uma aluna lê em voz alta uma notícia portuguesa, que depois de lida é sujeita a um trabalho de interpretação e base de oralidade na discussão da mesma. De realçar, e isto acrescentamos nós, que estas classes devem são efectivamente de um realismo favorecedor, pois baseiam-se no dia a dia de portugal e na sua realidade concreta.


Na imagem um dos 4 Almanaques que foram distribuídos gratuitamente com as últimas 4 revistas Sábado e que no caso do Almanaque da imagem, concretamente, foi o que serviu de apoio à notícia motivadora para o tema "Parentescos" que teve por base a notícia sobre a morte do pai de Simão Sabrosa.




Página 61, do Almanaque nº 1 distribuído gratuitamente pela revista SÁBADO e que serviu de apoio a esta classe actual/atual de Língua e Cultura Portuguesa, com os 30 eufemismos  para "Morrer".

Resta-nos agradecer à Associação Transfronteiriça Noudar e dizer que agradecemos que nos sejam comunicadas outras actividades, abrindo as páginas deste Blogue dos Livros para a sua divulgação.

Para quem pretender aprender português desta forma clara e real, deixamos os contactos de Noudar:

ASSOCIAÇAO TRANSFRONTEIRIÇA NOUDAR
CALLE TOLEDO, nº 11
BADAJOZ (frente à igreja de S. Roque)
TEL: 924244940

Aproveitamos ainda para informar que temos ainda em existências as 4 últimas revistas SÁBADO com os 4 Almanaques gratuitos.

PEDIDOS:

traztraz.net@gmail.com
Te: 650671174
Fax: 924406362

Sem comentários:

Enviar um comentário