terça-feira, 7 de junho de 2011

CONVÉNIO / "AYUNTAMIENTO" de BARCARROTA e TRAZTRAZ assinam protocolo de colaboração para o ano de 2011


Foi assinado hoje, pelas 12,30 horas de Espanha, um PROTOCOLO de COLABORAÇÃO entre D. Santiago Cuadrado em representação da Câmara Municipal de Barcarrota (Ayuntamiento) e D. Manuel Marques em representação de Traz-Traz Serviços Raianos.






O referido protocolo baseia-se no aprofundar das relações transfronteiriças, na medida em que há quinze anos Barcarrota foi pioneira no arranque de ditas relações, não só no que respeita ao desenvolvimento de Cursos de Aprendizagem de Língua e Cultura Portuguesa, (onde a metodologia própria de Traz-Traz foi aplicada pela primeira vez, sem saber que anos mais tarde existiria TRAZ-TRAZ), como também ao irmanamento entre as localidades de Barcarrota e Palmela. Também já nesse tempo, foi editado pela primeira vez em Extremadura uma história infantil bilingue, assim como a Feira Comercial  desta localidade apresentava e incorporava empresas expositoras de ambos os países. O intercâmbio cultural era nesse tempo já uma realidade, com grupos musicais que intercambiavam actuações em ambos os lados da fronteira e encontros periódicos vários, entre personalidades e grupos sociais dos dois países.

Fazia assim todo o sentido que Traz-Traz, empresa de serviços recém nascida, começasse por aí a relação de proximidade que pretende ter em todos os lugares de Extremadura, onde a língua portuguesa e as relações com Portugal, são para além de acarinhadas, fundamentalmente, utilizadas.

É com base nesta utilização e maximização de recursos, que surge este protocolo.

Com base no mesmo, ficou decidido:

1º A Câmara Municipal de Barcarrota, cria Centro de Documentação Português na Biblioteca Municipal.
2º Traz-Traz Serviços Raianos entrega um expositor e a assinatura de todas as revistas e jornais por ela representada na Extremadura.
3º Entre ambas as entidades, serão estudados outros projectos em reunião a fazer antes de terminado o mês de Janeiro.
4º Ambas as entidades preocupar-se-ao no envolvimento das forças vivas, e dos recursos disponíveis para que se possa rentabilizar, tanto no plano cultural, social e económico, o desenvolvimento da área abrangida por este protocolo.

Pensamos assim, ter sido dado mais um passo nas relações transfronteiriças, e daremos tudo para que vingue esta colaboração, que através do Protocolo agora assinado, transforma Barcarrota num alvo preferente nos serviços prestados por Traz-Traz.

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO E AMIZADE

À medida que se forem desenvolvendo actividades com base no Protocolo agora assinado, daremos informação neste Blogue, e faremos correr na rede de Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário