domingo, 27 de novembro de 2011

JORNADAS SOBRE HISTÓRIA E NOVELA HISTÓRICA BARCARROTA



Dr. António Serrano Mangas, preside à mesa como Diretor das Jornadas, ladeado por Sérgio Luís de Carvalho, novelista histórico e pelo Exmo. Sr. Dr. Juan Carrasco, Diretor do Departamento de Filologia Portuguesa da Faculdade de Filosofia e Letras, que fez uma excelente apresentaçao da obra de Sérgio Luís de Carvalho.


Edição do estudo do Dr. Fernando Serrano Mangas, que serviu de base de informação cientifica à novela editada por Leya e apresentada nestas Jornadas pelo seu autor Sérgio Luís de Carvalho.


Esta a obra distribuída por TrazTraz, apresentada nas Jornadas.
O SEGREDO DE BARCARROTA



O Exmo. Sr. Presidente da Câmara de Barcarrota, acompanhado pela responsável da Cultura desta localidade, que proporcionaram, conjuntamente com a "Consejeria de Educación" do Governo de Extremadura e com a Universidade Extremenha as Jornadas de História .



Perante um público interessado, seguiram-se várias mesas redondas, onde se debateu a compatibilidade do historiador e do novelista histórico.




As mesas redondas tiveram como intervenientes :
Sérgio Luís de Carvalho 

Pedro Almeida Vieira 

 Fernando Serrano Mangas 


Joaquín Álvaro Rubio
Alfonso Gil Soto
Juan Luis Gil Soto
Jesús Sanchéz Adalid
e
Vários intervenientes que participaram como público presente.


TRAZTRAZ, participou, acercando os livros dos autores ao público, assim como com uma pequena exposição apenas de livros de história.




"A mão esquerda de Deus"
 um dos livros de Pedro Almeida Vieira onde aparece um personagem que tem a ver com Barcarrota.




A imprensa Portuguesa do dia, neste caso o Correio da Manha, também esteve presente por uma gentileza de TrazTraz e do Grupo Editorial Cofina, proprietária de vários títulos de imprensa portuguesa, como a revista Sábado ou o Jornal de Negócios...

Com os livros e com a imprensa, também o café português de sempre, Nabeiros Coffee esteve presente.



Dois dias em Barcarrota, falando de História. As novelas apresentadas assim como o trabalho histórico de Fernando Serrano, podem ser requisitados na Biblioteca de Barcarrota, que adquiriu vários exemplares. Traz Traz esteve presente, apenas com livros de história e fundamentalmente com os livros dos autores, Sérgio Luís de Carvalho e Pedro Almeida Vieira. No sábado, foi entregue o Correio da Manha a todos os participantes. As Jornadas foram um êxito e muito se aprendeu sobre a história de Barcarrota, que foi fronteira no tempo dos Peñaranda e como as relações entre os dois povos não eram beligerantes, mas sim marco de convivência, não só comercial, mas também cultural.

Sem comentários:

Enviar um comentário