terça-feira, 15 de março de 2011

JOSÉ LUIS PEIXOTO


José Luís Peixoto

Nasceu em 1974, em Galveias, concelho de Ponte de Sôr (Portalegre). É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês e Alemão) pela Universidade Nova de Lisboa. Publicou, durante vários anos, textos de poesia e prosa no suplemento DN Jovem. Foi, durante alguns anos, professor do ensino secundário, tendo dado aulas na Lousã, em Oliveira do Hospital e na Cidade da Praia, em Cabo Verde.

Vencedor do Prémio Jovens Criadores do Instituto Português da Juventude nos anos de 1998 e 2000, tinha já publicado, antes de Nenhum Olhar, vários conjuntos de poemas, nos cadernos Átis, e a ficção breve Morreste-me, dada à estampa em Maio de 2000, numa edição de autor rapidamente esgotada.

Em Outubro de 2000 publicou, na Temas e Debates, o seu primeiro romance, Nenhum Olhar, que lhe valeu de imediato um largo reconhecimento da crítica, plenamente confirmado com o facto de ter vencido, no ano seguinte o Prémio José Saramago, da Fundação Círculo de Leitores, e foi considerado finalista para a atribuição de dois dos mais importantes prémios literários desse mesmo ano: o Grande Prémio de Romance e Novela da APE e o Prémio do Pen Club.

Foram estes dois livros que, já traduzidos em quatro línguas e em negociação para várias outras, lhe garantiram o lugar que hoje ocupa como um dos jovens romancistas de maior destaque na Europa.

O livro de poesia A Criança em Ruínas, lançado em 2001 e com edições sucessivas, constituiu um novo êxito de público e de crítica.

O lançamento de Uma Casa na Escuridão (romance) e de A Casa, a Escuridão (poemas), feito em simultâneo em Outubro de 2002, é outro marco importante no percurso do autor, pela originalidade de uma ficção e de um livro de poemas que remetem para um mesmo e fortíssimo universo ficcional.

Tendo representado Portugal em diversos eventos literários internacionais (Paris, Madrid, Frankfurt, Zagreb, entre outros), foi em 2002 o primeiro autor português convidado para a residência de escritores na Ledig House, em Nova Iorque.

É colaborador regular de vários jornais e revistas como o DNA (Diário de Notícias), e o Jornal de Letras.


P.V.P.Espanha: 19,80 €
Sinopse
Este livro elege como cenário a extraordinária saga da emigração
 portuguesa para França, contada através de uma galeria de
 personagens inesquecíveis e da escrita luminosa de
José Luís Peixoto. Entre uma vila do interior de Portugal e Paris,
 entre a cultura popular e as mais altas referências da literatura universal,
revelam-se os sinais de um passado que levou milhares de portugueses
 à procura de melhores condições e
de um futuro com dupla nacionalidade. Avassalador e marcante,
 Livro expõe a poderosa magnitude do sonho e a crueza,
 irónica, terna ou grotesca, da realidade. Através de histórias
de vida, encontros e despedidas, os leitores de Livro são
conduzidos a um final desconcertante onde se ultrapassam fronteiras
 da literatura. Livro confirma José Luís Peixoto como um dos
 principais romancistas portugueses contemporâneos e,
também, como um autor de crescente importância
 no panorama literário internacional.

PEDIDOS;


traztraz.net@gmail.com

Tel: 650671174

Fax: 924406362

ou

mensagem facebook


Sem comentários:

Enviar um comentário